Tratamentos Dor Crônica

Administração Dirigida de Fármacos (Liberação de Medicamentos)

Se a sua dor crônica não responde à medicação ou se você está sofrendo de alguns efeitos colaterais intoleráveis, o seu médico pode recomendar um sistema de liberação ou administração do medicamento. Também conhecido como bomba para analgesia ou bomba de dor.

 

O que é a administração dirigida de fármacos (Bomba de dor)?

A liberação de drogas específicas (bomba de analgesia) libera medicamentos para a dor diretamente na corrente sanguínea da medula espinhal. Isto pode resultar num alívio da dor mais eficaz do que a medicação oral, com menos efeitos colaterais, porque é absorvido através do sistema circulatório.

Como funciona a administração dirigida de fármacos?

Os sistemas de administração específica de fármacos aplicam tais drogas em torno da medula espinhal, em uma área chamada espaço intratecal.

O sistema inclui uma bomba de fármaco que está ligada através de um cateter fino, flexível. Tanto a bomba quanto o cateter devem ser completamente implantados sob a pele.

Uma vez que a bomba libera os medicamentos nos receptores da dor diretamente próximos da coluna vertebral, ao invés de viajar através do sistema circulatório, podem aliviar a dor com uma pequena fração em comparação com doses de medicamentos orais.

Efeitos dos medicamentos orais

Estudos também têm relatado que os sistemas de administração de medicamentos ajudam a aliviar a dor em muitos pacientes que não conseguiram superar com outros métodos.

Como a droga é liberada através de uma bomba de analgesia?

Em geral, o sistema de administração dirigida de fármacos utiliza diversos componentes:

  • - Bomba de medicamentos programável – Dispositivo alimentado por bateria que armazena e distribui medicamentos de acordo com as instruções programadas do seu médico;
  • - Um cateter intratecal – Tubo fino e flexível que liga a bomba e ajuda a liberação de fármacos para a área dos fluxos de fluido em torno da medula espinhal;
  • - Programador para uso médico – Dispositivo no consultório, que permite que o seu médico avalie seu tratamento de acordo com as suas necessidades;
  • - Administrador pessoal de tratamento – Um dispositivo portátil opcional que dá ao paciente mais controle sobre sua dor, o que lhe permite administrar uma dose extra de medicação para a dor, conforme necessário e de acordo com os limites estabelecidos pelo médico.
  • Muitas vezes, a bomba é implantada sob a pele do abdômen. O seu médico irá perguntar se este local é confortável e se não interfere com os seus movimentos.

    Durante a cirurgia, o médico irá encher a bomba com a medicação apropriada. A bomba vai fornecer o medicamento através do cateter para a área da coluna, onde estão os receptores de dor. Você vai voltar ao consultório do médico para obter mais remédio quando você precisar dele.

    Você pode tentar usar o sistema de administração de fármacos durante um pré-teste antes de decidir se é a melhor opção a longo prazo para você.

    Expectativas realistas são a chave para a satisfação dos pacientes em qualquer tratamento contra a dor. A liberação de medicamentos pode não eliminar a fonte direta de dor ou curar qualquer doença subjacente, mas pode ajudá-lo a gerenciar melhor a dor.

    Sobre a estimulação medular

    Se sua dor crônica não está respondendo aos medicamentos, seu médico poderá recomendar a estimulação medular, também conhecida como terapia de neuroestimulação.

    O que é a Estimulação Medular (Terapia de Neuroestimulação)?

    A Estimulação Medular é aplicada utilizando uma pequena peça similar a um marca-passo por debaixo da pele. O neuroestimulador libera pequenas descargas elétricas diretamente na sua coluna, o que ocasiona uma sensação de formigamento na área onde se apresenta a dor crônica.

    Como funciona a Estimulação Medular

    A Estimulação Medular proporciona um alívio da dor mediante à modificação das mensagens de dor antes de chegarem ao cérebro. O neuroestimulador envia um impulso elétrico leve que chega ao cérebro mais rapidamente que o sinal da dor. Em outras palavras, engana a dor nas costas e pernas. Ao invés de sentir dor, você sente um formigamento.

    Você pode ajustar a potência e o local de estimulação utilizando um programador portátil. Por exemplo, você poderá regular diversos níveis de estimulação várias vezes ao dia, para diversas atividades, tais como caminhar, dormir ou sentar.

    Dependendo do sistema de neuroestimulação, este dispositivo pode contar com estimulação adaptada, que automaticamente ajusta o nível de estimulação ao mudar de posições. Este tipo de neuroestimulador traz uma tecnologia que registra as mudanças na estimulação e aplica a configuração desejada na próxima vez que você mudar de posição.

    Componentes do Sistema de Neuroestimulação

    Um sistema completo de estimulação medular inclui diversos componentes:

  • - Neuroestimulador: Este dispositivo, similar a um marca-passo, envia pulsos elétricos leves e geralmente é implantado debaixo da pele, seja no abdômen ou na parte superior do glúteo;
  • - Eletrodos: São cabos finos e revestidos com fins médicos, que enviam a neuroestimulação para o espaço epidural próximo à coluna;
  • - Programador Médico: Similar a um computador que é instalado no consultório médico, e que permite ao seu especialista ajustar o sistema de neuroestimulação e configurar os parâmetros do mesmo;
  • - Programador Portátil: Dispositivo similar a um controle remoto que pode ser usado em casa para otimizar o controle da dor, com base nas mudanças de dor sentidas por você durante o dia ou em suas atividades cotidianas.
  • O sistema de neuroestimulação é silencioso. Pode ser sentido como um pequeno volume embaixo de sua pele, mas não é visível por cima da roupa.

    Proteção no futuro

    A ressonância magnética é uma ferramenta importante de diagnóstico, e é um dos testes mais comuns realizados no mundo. Alguns dos sistemas de estimulação medular aliviam a dor crônica e a realização segura de um exame de ressonância magnética, em qualquer parte de seu corpo

    Sites de referência sobre a área médica, saúde e suas soluções tecnológicas:

Quer mais informações? Agende a sua consulta!


Dores na coluna, entenda a sua dor