Tratamento da incontinência urinária com neuromodulação

tratamento da incontinência urinária na Clinica Marcelo Quesado

tratamento da incontinência urináriaA neuromodulação é o tratamento que tem como objetivo melhorar o funcionamento ou a sensibilidade de um ou mais órgãos por meio da estimulação dos seus nervos. Através dos estímulos elétricos direcionados aos nervos, são promovidas alterações no desempenho dos órgãos acometidos por problemas. A neuromodulação pode ser aplicada em diferentes especialidades e patologias, como o tratamento da incontinência urinária, entre outras.

O controle neurológico da bexiga está localizado em diversos locais do sistema nervoso, incluindo o cérebro, tronco, medula e nervos periféricos.

Como funciona o controle da bexiga

É importante saber que a comunicação neurológica é essencial para o funcionamento da bexiga. A função da bexiga envolve a coordenação do cérebro e dos músculos através de nossos sinais nervosos. Como a bexiga se enche de urina, os nervos informam ao cérebro que ela precisa ser esvaziada.

A pesquisa sugere que os problemas do controle da bexiga estão relacionados a uma má comunicação do cérebro com a bexiga. Tenha estes pontos em mente para mais tarde, quando você verá como vários tratamentos diferem um do outro.

O tratamento para distúrbios miccionais, como a incontinência urinária, requer o implante de um eletrodo, que permanece em contato com os nervos envolvidos na gestão da função da bexiga e uretra. Os eletrodos ficam conectados a um gerador, que proporciona estímulo elétrico de baixa voltagem aos nervos, causando os efeitos desejados.

O que causa a incontinência urinária?

Existem muitas causas potenciais. Alguns são tão simples como o que comemos e bebemos todos os dias ou a medicação que tomamos. Alguns estão relacionados a eventos de vida como gravidez e parto ou condições de saúde. Também pode haver um ferimento no assoalho pélvico.

Às vezes, os problemas miccionais não são solucionados com tratamentos conservadores, tipicamente tratamentos que afetam os músculos do assoalho pélvico (terapia física, anticolinérgicos, etc.). Nestes casos, o problema pode ser a conexão nervosa entre o assoalho pélvico e o cérebro.

O tratamento de neuromodulação é minimamente invasivo, direcionado aos pacientes que não apresentaram melhoras com uso de medicamentos e fisioterapia.

Uma de suas vantagens é que os efeitos são testados antes da colocação definitiva dos eletrodos, permitindo ao médico e paciente verificarem se é eficaz.

incontinência urinaria marcelo quesado

Como a neuromodulação age no tratamento da incontinência urinária?

A Neuromodulação Sacral para o controle do assoalho pélvico utiliza um dispositivo implantado para enviar mensagens elétricas aos nervos sacros que influenciam as atividades da bexiga, do intestino, do esfíncter anal e urinário e dos músculos do assoalho pélvico.

O tratamento da incontinência urinária com o neuromodulador tem uma fase de teste que permite tanto ao médico como ao paciente avaliar a efetividade da terapia por um tempo de no máximo 14 dias.

Terapia de controle da bexiga

A terapia de controle da bexiga administrado pelo Sistema de Neuromodulação Sacral é uma outra maneira de tratar as bexigas hiperativas (BH). Esta terapia é também chamada de SNM e proporciona alívio e restaura a função da bexiga suavemente, estimulando os nervos sacrais. A terapia une a estimulação do nervo para corrigir o canal de comunicação entre a bexiga e o cérebro e restabelecer a função da bexiga. A implementação de um sistema tem riscos semelhantes a qualquer procedimento cirúrgico, incluindo inchaço, hemorragia e infecção.

Ao contrário de medicamentos orais e injetáveis, esta terapia se incide sobre os nervos que controlam a bexiga, método já aprovado para restaurar as funções normais. Isso significa que reduz a urgência, a frequência e a incontinência urinária. Consequentemente, pode levar a melhorias na sua qualidade de vida e a possibilidade de alívio duradouro.

Alguns dos benefícios do tratamento:

  • Restauração da função da bexiga, suavemente estimulando os nervos sacrais;
  • Clinicamente comprovada para parar ou reduzir significativamente os acidentes;
  • Melhora significativamente da qualidade de vida;
  • Comprovado que é um tratamento seguro e minimamente invasivo;
  • Tratamento eficaz a longo prazo, utilizado desde 1997.

Se você está sentindo os sintomas dos problemas comuns de controle da bexiga, esse é o momento de conhecer um especialista em incontinência urinária.

Acesse nossa página de Cirurgias e Tratamentos da Clínica de Neurocirurgia e Medicina da Dor Marcelo Quesado.

Caso tenha alguma dúvida sobre consultas e procedimentos, envie-nos uma pergunta pelo Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *