Bloqueio na coluna e infiltrações no tratamento da dor

bloqueio na coluna e infiltração

Conviver com dores crônicas na região lombar e cervical pode ser sinal de inflamação ou compressão no nervo. Uma das causas das dores na coluna é a hérnia de disco.

Muitas vezes, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia resolvem de forma espontânea a condição.

Há também técnicas minimamente invasivas no tratamento da dor com infiltrações e bloqueio anestésico na coluna.

Quando as estruturas da coluna sofrem por uma doença degenerativa, como uma hérnia de disco, estenose vertebral e a artrose (bicos de papagaio), então ocorre uma inflamação local que causa dor e, eventualmente, dormência e sensações de choques nos membros.

Portanto, o diagnóstico correto, assim como o tratamento, deverá ser realizado por um médico de confiança.

infiltração na coluna

Procedimentos não-cirúrgicos como as infiltrações e bloqueios anestésicos radiculares podem fornecer alívio para as dores na coluna, bem como as dores irradiadas para os braços e pernas. 

Dores na coluna, entenda a sua dor

O que é o procedimento bloqueio na coluna?

O bloqueio anestésico da raiz nervosa é um tipo especial de infiltração na coluna. A técnica é realizada com anestesia local e aplica uma injeção de medicamentos com o objetivo de aliviar a dor neuropática.

Pacientes que recebem um bloqueio de raiz nervosa geralmente vêm sentindo dor na perna. O objetivo da infiltração, portanto, é proporcionar alívio dessa dor, ainda que temporário.

procedimento bloqueio na coluna

Como funciona

Os bloqueios anestésicos são realizados em um centro cirúrgico e podem ser feitos por um neurocirurgião especialista em coluna.

Há várias técnicas para o bloqueio. Em todas elas, primeiro o médico irá aplicar um anestésico local. Em seguida, injeta o corticoide na região nervosa, cuja ação anti-inflamatória irá aliviar o quadro doloroso.

O paciente permanece acordado e, em média, o bloqueio pode demorar de 30 a 40 minutos. Em seguida, paciente permanece em observação por algumas horas, podendo ir para a casa no mesmo dia, na maioria dos casos.

É recomendado repouso no dia do bloqueio e as atividades podem ser retomadas nos dias seguintes, mas sem excessos, é claro.

Benefícios da aplicação:

Alívio dos sintomas: é a intenção principal com o procedimento. Após o alívio dos sintomas o paciente sente-se mais disposto (por ter menos dor) a realizar o tratamento completo, que inclui a reabilitação, fisioterapia, exercícios e outras medidas conservadoras.

Algumas vezes a infiltração e o bloqueio radicular pode quebrar o ciclo de dor crônica, levando o paciente a melhora por tempo prolongado;

Confirmação da causa da dor: com os exames mais modernos de diagnóstico (ressonância e tomografia), é comum encontrarmos alterações na coluna. Elas podem não corresponder com a dor do paciente, sendo considerados meros “achados de exame” sem significado patológico.

Ao injetar a medicação em torno de uma raiz nervosa específica, o médico pode determinar se essa raiz é realmente a causa da dor do paciente;

Baixa agressividade e riscos: procedimento considerado minimamente invasivo, portanto, não havendo cortes ou necessidades especiais na recuperação.

Os bloqueios apresentam riscos mais baixos quando comparados aos procedimentos cirúrgicos da coluna, e levam de 15-30 minutos em média.

Logo após a aplicação, pode ocorrer alguma dormência nos braços ou pernas. Isso é comum, e acontece devido ao anestésico utilizado, normalmente desaparecendo dentro de 1 a 8 horas. 

infiltração e bloqueio anestésico

É aconselhado que o paciente faça repouso e não dirija no primeiro dia, devido as medicações utilizadas.

A alta é dada horas após o procedimento. O paciente fica internado apenas em situações raras, nas quais o formigamento dos nervos permanece acima de 8 horas.

A nossa clínica preza pela melhor qualidade de vida possível do paciente e nos especializamos no tratamento da dor crônica. Converse com seu médico sobre formas e procedimentos que atuam no alívio da dor e conte conosco para te ajudar a viver melhor.

Telefone: (32) 3218-6797 | 3215-8551
Endereço: Av. Itamar Franco, 4001 – Salas 616 e 617
Cascatinha – Juiz de Fora/MG – 36033-318

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *