Dor de cabeça e cefaleia: perguntas e respostas

Dor de cabeça e cefaleia perguntas e respostas

A dor de cabeça atinge quase todas as pessoas em algum momento da vida e quando frequente, pode indicar algum problema de saúde específico. Cefaleia tensional e enxaqueca são os tipos mais comuns e despertam dúvidas. 

Confira as perguntas mais comuns relacionadas à dor de cabeça:

É normal acordar com dor de cabeça às vezes?

Pode não ser normal, mas não quer dizer que seja algo grave, já que alguns tipos de dor de cabeça não aliviam com o sono e uma delas só ocorre relacionada a ele (a cefaleia hípnica).

O que é cefaleia tensional?

O que é cefaleia tensional

É o tipo mais comum de dor de cabeça. Costuma estar relacionada à tensão da musculatura de ombros, pescoço e escalpo, com intensidade leve ou moderada, e ser desencadeada por eventos estressantes e alterações emocionais, interferindo na qualidade de vida, apesar de não ser grave.

O que significa sentir dor frequente em um lado da cabeça, acompanhada de enjoo?

A dor de cabeça de um lado é denominada pelos médicos de hemicrania. Quando ela vem em crises fortes e é acompanhada por náuseas, é bem provável que se trate de uma enxaqueca. Esta é uma forma de dor de cabeça muito comum, que atinge cerca de 18% das mulheres.

Quais as causas da dor de cabeça frequente?

Existem mais de 200 causas para dor de cabeça e muitas são persistentes. Mesmo as mais comuns, como enxaqueca ou cefaleia tensional podem se tornar frequentes ou crônicas.

Muita dor de cabeça pode ser tumor no cérebro ou outro problema parecido?

Essa provavelmente é a dúvida que mais atormenta quem tem dor de cabeça, mas felizmente, um tumor é a causa da dor numa quantidade mínima de casos. A grande maioria das dores não apresenta alteração em exames como tomografia ou ressonância magnética.

Quais são os gatilhos de enxaqueca e como identificar?

vinho gatilhos de enxaqueca

A tendência às crises de enxaqueca geralmente é uma herança genética. E vários fatores atuam como gatilhos para uma crise. Entre eles, o estresse é um dos principais. Entretanto, o desencadeador pode ser outro, como alimentos, bebidas, mudança de hábitos de sono e jejum prolongado, assim como a menstruação. 

Os gatilhos alimentares mais comuns são:

  • Chocolate.
  • Vinho tinto.
  • Queijos envelhecidos.
  • Defumados.
  • Alimentos industrializados.
  • Abuso de cafeína.

Uma boa maneira de identificar os gatilhos é manter um diário da dor de cabeça, no qual deverá incluir os fatores que acompanham mais frequentemente as crises. Depois de alguns meses de anotação, médico e paciente poderão fazer a análise.

Por que a enxaqueca piora na TPM e como amenizar?

A enxaqueca é mais frequente nas mulheres e tem relação com o ciclo hormonal. Na época pré-menstrual, caem os níveis de um hormônio chamado estrógeno, o que propicia o desencadeamento de crises. Há algumas mulheres que só têm enxaqueca nesse período. Há várias estratégias para diminuir as crises, que incluem tratamentos preventivos, mudança dos anticoncepcionais e outros. 

Qual a relação entre dor de cabeça frequente e o puerpério? 

Crises de dor de cabeça com náuseas, que duram até 3 dias e que surgem ou pioram depois de parto podem ser sugestivas de enxaqueca. Não é que o puerpério (resguardo) tenha causado. É que as enxaquecas costumam melhorar durante a gestação e ressurgir depois do parto, levando a uma correlação com este período.

No entanto, uma dor de cabeça que não existia antes e surge no puerpério merece uma avaliação mais detalhada para que se afaste complicações como pré-eclâmpsia, cefaleia relacionada à raquianestesia. 

O que significa ver luzes piscando e depois sentir uma dor de cabeça insuportável, com enjoo?

luzes piscando cefaleia enxaqueca dor de cabeça

Isso pode se tratar de aura, que é um déficit neurológico transitório que acontece antes ou durante a enxaqueca na sua forma clássica. Aversão a luminosidade, barulho e náusea também costumam ser comuns, mas não exclusivos a este tipo de cefaleia.

Enxaqueca tem cura?

Enxaqueca está ligada a traços genéticos e não há como mudá-los. É como a cor dos olhos, não há como mudar. O que é possível é tratar adequadamente e evitar que este problema se torne crônico. 

Quais as opções de tratamento para cefaleia e enxaqueca?

Existem vários grupos de medicamentos que podem ser eficazes no tratamento de uma crise de enxaqueca. Cada paciente e cada crise pode responder melhor a um tipo de medicação. Dependendo da intensidade das crises, da frequência, dos fatores associados e das experiências anteriores.

Em cefaleia tipo tensional, a acupuntura também pode ajudar. Mas em enxaqueca, não existe comprovação.

Tomar remédio todo o dia para dor de cabeça faz mal?

Sim. Algumas pessoas acreditam que as medicações de venda não controlada não oferecem grande risco, mas o abuso de analgésicos, além de aumentar o risco de complicações como hemorragia digestiva e complicações hepáticas e renais, configura uma cefaleia secundária.

A cefaleia por abuso de analgésicos piora o controle de uma cefaleia pré existente ao fazer que a resposta aos tratamentos não seja tão boa quanto às pessoas que não têm este problema. Um neurologista poderá diagnosticar a causa da dor e instituir um tratamento adequado. 

avaliacao da dor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *