Dores nas costas continuam depois da cirurgia na coluna?

dores na coluna apos cirurgia

É provável que a decisão que você tomou para se submeter a uma cirurgia de coluna para aliviar sua dor tenha sido muito difícil. Motivo pelo qual pode ser muito desconfortável se, depois da cirurgia, você continuar sentindo dores nas costas.

dores na coluna apos cirurgia

Neste blog você vai entender porque as dores nas costas podem persistirem mesmo após cirurgia na coluna. Entenda também os procedimentos que auxiliam no tratamento da dor crônica para esses casos.

Se a dor lombar, a dor nas pernas ou a hérnia de disco afetam a vida do paciente, o tratamento de descompressão da coluna pode oferecer uma solução para ele.

Esse é um procedimento cirúrgico para aliviar a pressão e a dor sentida. Uma pequena porção do osso sobre a raiz do nervo, chamada lâmina, e/ou material de disco de baixo da raiz do nervo é removida para dar mais espaço ao nervo.

Existem 3 tipos comuns de procedimentos de descompressão da coluna vertebral, todos os quais podem ser feitos usando técnicas minimamente invasivas:

  • Laminotomia/foraminotomia – Raspar parte da lâmina para criar uma abertura maior para aliviar o nervo comprimido;
  • Laminectomia – Remoção completa da lâmina;
  • Discectomia – Remoção de parte de um disco que está comprimindo um Nervo.
cirurgia na coluna

Se você ainda apresenta dor depois de sua cirurgia na coluna, não se desespere. Saiba mais sobre as possíveis causas desta dor e o que você pode fazer a respeito.

Dores na coluna, entenda a sua dor

A dor continua depois da cirurgia?

cirurgia na coluna lombar

Em uma cirurgia de descompressão, tal como uma laminectomia ou discectomia, a raiz do nervo pode levar muito tempo para curar, o que complicaria a avaliação do resultado da cirurgia.

Por volta de três meses depois da cirurgia, podem aparecer um ou dois dos seguintes resultados:

  1. Em geral, os pacientes que estão melhorando dentro dos primeiros três meses posteriores à cirurgia continuam assim.
  2. Os pacientes que não apresentaram uma melhora aproximadamente três meses depois da descompressão, provavelmente não percebem um benefício substancial por parte da cirurgia. A descompressão da coluna vertebral geralmente aliviará a dor na perna do paciente imediatamente depois da cirurgia de coluna. Contudo, para 10% a 20% dos pacientes, a dor continuará até que o nervo comece a se recuperar.
  3. Geralmente os sintomas que incluem intumescimento/formigamento ou fraqueza demoram um pouco mais a se solucionar e pode levar até um ano para que desapareçam. Se os sintomas persistirem depois de um ano, é possível que exista dano permanente nos nervos, motivo pelo qual é pouco provável que a dor melhore.

No caso de não aliviar as dores sentidas pelo paciente, mesmo após a cirurgia, é preciso entender algumas possíveis ocorrências relacionadas ao procedimento:

Estenose recorrente depois da descompressão

Depois de anos de uma laminectomia, a estenose espinhal pode voltar a aparecer (crescimento do osso e estreitamento do canal espinhal) na mesma ou em outra intensidade, o que ocasiona dor nas costas ou pernas.

Se apresentar dor depois de uma cirurgia de descompressão, existem outras opções que podem ajudá-lo.

dores nas costas continuam após cirurgia na coluna

Condições tratáveis de dores nas costas

Converse com seu médico sobre quais seriam os tratamentos para a dor crônica.

As terapias para dor crônica podem ser uma opção se você estiver experimentando dor crônica nas costas ou na perna, e estão associadas com as seguintes condições:

  • Síndrome Pós-Laminectomia (FBS, em inglês)
  • Síndrome da dor radicular ou radiculopatias resultantes em dor posterior a FBS ou hérnia de disco
  • Dor posterior a uma laminectomía
  • Múltiplas operações de coluna
  • Falha na cirurgia de disco
  • Dor de hérnia discal que não responde aos tratamentos conservadores e cirúrgicos/Doença Degenerativa do Disco (DDD)
  • Causalgia periférica
  • Fibrose epidural
  • Aracnoidite ou aracnoidite lombar adesiva
  • Síndrome da Dor Regional Complexa (CRPS), Distrofia Simpático-Reflexa (RSD), ou causalgia

Sabe o que pode te ajudar no tratamento da dor nas costas?

A Clínica de Neurocirurgia e Medicina da Dor Dr Marcelo Quesado oferece alternativas auxiliares para pacientes que continuam sentindo dores nas costas mesmo depois de realizar cirurgia na coluna. Saiba quais são:

  • Estimulação Medular: proporciona um alívio da dor mediante à modificação das mensagens de dor antes de chegarem ao cérebro. O neuroestimulador envia um impulso elétrico leve que chega ao cérebro mais rapidamente que o sinal da dor. Em outras palavras, engana a dor nas costas e pernas.
  • Bloqueio: O bloqueio de raiz nervosa é um tipo especial de infiltração na coluna. A técnica é realizada com anestesia local e aplica uma injeção de medicamentos com o objetivo de aliviar a dor neuropática.
  • Rizotomia: procedimento em que alguns dos nervos responsáveis pela dor são “queimados” por meio de agulhas ligadas a um equipamento que emite calor e pulsos elétricos.

Sites de referência sobre a área médica, saúde e suas soluções tecnológicas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *