Submetendo-se à Estimulação Cerebral Profunda (ECP)

Estimulação Cerebral Profunda

A Estimulação Cerebral Profunda é uma técnica de neuroestimulação comumente usada para o tratamento de tremores e outros distúrbios neuromotores. Veja abaixo como funciona, os riscos e os benefícios do tratamento.

O QUE É ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA

A terapia ECP para o tremor essencial é um tratamento cirúrgico desenvolvido para reduzir a gravidade do tremor em seus braços e mãos, associados ao tremor essencial.

BLOG: TREMOR NAS MÃOS? ENTENDA O QUE É TREMOR ESSENCIAL

A terapia de estimulação cerebral profunda (ECP) para tremor usa um dispositivo implantado para estimular o cérebro com eletricidade, bloqueando os sinais que causam os sintomas.

Geralmente, o tratamento não é recomendado para pessoas que foram recentemente diagnosticadas com tremor essencial ou para aqueles que estão apresentando bons resultados com medicamentos.

BENEFÍCIOS E RISCOS

Estimulação Cerebral com neurocirurgião

Se o médico sentir que a terapia de estimulação cerebral profunda (ECP) para o tremor pode ajudar a gerenciar seus sintomas, o sistema será implantado cirurgicamente. Após a recuperação, o médico irá programar o estimulador e o ajustará no nível que melhor funcione para você. Todos os tratamentos e os resultados são específicos para cada paciente e farão parte das suas consultas com o Neurocirurgião.

Marque uma consulta para ter acesso a uma lista completa de benefícios, indicações, precauções, resultados clínicos esperados e outras informações médicas relevantes associadas à terapia ECP.

FATORES QUE SEU MÉDICO PODE CONSIDERAR

A terapia de estimulação cerebral profunda (ECP) não é o procedimento adequado para todos. Somente um médico experiente em ECP pode determinar se você é um candidato. 

Você pode ser um candidato para a ECP se:

  1. Você sente efeitos colaterais preocupantes de medicamentos, como sonolência, tonturas ou problemas de raciocínio
  2. Você já testou medicamentos, mas os sintomas interferem nas suas atividades cotidianas

Se você é um candidato

Se seu médico determinar que você é um candidato para ECP, você precisará tomar a decisão final sobre escolher ou não o tratamento.

Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a decidir se a ECP é adequada para você:

  • Solicite informações ao seu médico
  • Pondere cuidadosamente os benefícios e riscos do tratamento
  • Tenha certeza de que está confortável com seu médico. Ele ou ela deve apoiá-lo, ajudá-lo e estar pronto para sanar todas as dúvidas que você possa ter
  • Leia histórias pessoais ou tente falar com pessoas que se submeteram à terapia ECP

Antes de se reunir com seu médico, pense sobre o que você espera aprender. Prepare perguntas e esteja pronto para fornecer informações sobre seu histórico médico.

CIRURGIA: O QUE ESPERAR DA ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDO

Estimulação Cerebral Profunda 1

As pessoas que recebem um sistema de estimulação cerebral profunda (ECP) geralmente descrevem o procedimento cirúrgico como exigente e desgastante. Pode haver algum desconforto durante os estágios iniciais da cirurgia. Entretanto, a colocação do eletrodo não é dolorida (o seu cérebro não é sensível a dor). Seu médico estará apto a responder a quaisquer perguntas que você venha a ter sobre o procedimento.

ANTES DO PROCEDIMENTO

cérebro

Na noite anterior à cirurgia, você pode ser instruído a parar de tomar todos os medicamentos. Este passo permite que sua equipe de saúde determine melhor o efeito da terapia ECP sobre seus sintomas.

Você será internado na noite anterior ou na manhã de sua cirurgia. Você pode ter sua cabeça raspada antes da cirurgia para ajudar a prevenir infecções.

DURANTE O PROCEDIMENTO

A duração do procedimento e dos passos específicos pode variar. A cirurgia geralmente dura de 4 a 8 horas.

eletrodo cerebral

A cirurgia pode consistir nas seguintes etapas:

  1. Uma estrutura de metal pode ser ligada à sua cabeça. A estrutura de cabeça é um instrumento especial que permite que o neurocirurgião encontre o caminho correto para o local de destino em seu cérebro.
  2. Fotos do seu cérebro serão tiradas usando ressonância magnética, tomografia ou ambos. Estas imagens permitirão seu cirurgião determinar onde colocar os eletrodos.
  3. Seu crânio e couro cabeludo serão anestesiados para minimizar qualquer desconforto. Na sala, um pequeno buraco vai ser perfurado no seu crânio para o eletrodo. Quando a cirurgia estiver mais avançada, uma cobertura será colocada sobre este buraco.
  4. Seu cirurgião irá estimular áreas do seu cérebro para determinar o melhor posicionamento do eletrodo. Você será levemente sedado, mas acordado para que você possa ajudar o médico a determinar quando os seus sintomas são melhores controlados.
  5. Se os seus sintomas forem suprimidos devido à estimulação durante um primeiro teste, o neuroestimulador e a extensão serão então implantados. O controle de seus sintomas será verificado novamente. A posição do eletrodo será fixada com a cobertura do buraco.
  6. A estrutura da cabeça será removida. Se você não tiver a extensão e o neuroestimulador imediatamente implantados (às vezes cirurgiões implantam o sistema ECP em dois estágios), você normalmente irá para casa dentro de 24 a 48 horas. Seu médico irá decidir a duração da internação.
  7. Quando você tiver a extensão e o neuroestimulador implantados, você estará sedado e dormindo.

APÓS O PROCEDIMENTO

Depois da recuperação após o procedimento de implante, seu médico programará o neuroestimulador para começar a enviar os impulsos elétricos que ajudam a controlar os seus sintomas. Ele ou ela irá ajustar sua estimulação sem o uso de fios. O processo é invasivo e pode levar algumas horas para ser concluído.

Talvez sejam necessárias várias visitas para ajustar a estimulação antes que sejam determinadas as melhores configurações para você. Ao longo do tempo, conforme a doença progride, mais ajustes podem ser necessários.

👨‍⚕Espero poder ajudar no seu tratamento.
Qualquer outra informação é só ligar para (32) 3218-6797 ou 3215-8551

Endereço:
Av. Itamar Franco, 4001 – Salas 616 e 617
Cascatinha – Juiz de Fora/MG – 36033-318

*As informações contidas neste site não devem ser usadas no lugar de consultas médicas. Sempre converse com o seu médico para obter diagnósticos e informações de tratamento.Sites de referência sobre a área médica, saúde e suas soluções tecnológicas:
Medtronic
Internetional Essential Tremor Foundation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *