Estimulação elétrica transcraniana: o que é, seus benefícios e aplicações

Estimulação elétrica transcraniana 1

Entenda a eficácia da estimulação elétrica transcraniana no processo de tratamento e reabilitação de doenças e traumas relacionados ao cérebro.

A estimulação elétrica transcraniana tem sido o caminho adotado por profissionais e pacientes na busca por uma vida mais plena, feliz e saudável.

O estudo da neuromodulação consiste em um amplo conhecimento de práticas que visam a restauração do equilíbrio neuronal e a redução dos sintomas provocados por doenças com alterações neurológicas. Os recursos neuromoduladores são considerados como promissores, pelo grande potencial como arsenal diagnóstico e terapêutico na prática clínica diária.

O que é estimulação elétrica transcraniana?

Diversas técnicas medicinais têm se destinado a alterar padrões neuronais relacionados a quadros patológicos. Além do emprego terapêutico dessas técnicas, o aprimoramento cognitivo tem ganhado espaço no campo de pesquisa. Tais técnicas baseiam-se na neuromodulação da atividade cerebral e, dentre elas, a Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua.

Estimulação elétrica transcraniana 1

A Estimulação Elétrica Transcraniana consiste na aplicação de corrente elétrica contínua de baixa intensidade sobre a cabeça capaz de gerar mudanças na excitabilidade cerebral. A técnica pode aumentar ou reduzir a atividade cerebral dependendo do local e posicionamento dos eletrodos na cabeça, que por sua vez dependerá da doença do paciente.

Como funciona a estimulação

A execução do procedimento inclui algumas etapas. Inicialmente, aplica-se uma corrente elétrica contínua de baixa intensidade na região do cérebro do paciente, através de eletrodos posicionados no couro cabeludo. Esta corrente permite que ocorram alterações na ativação de neurônios.

Estimulação elétrica transcraniana

Assim, de acordo com a posição dos eletrodos na cabeça, a estimulação cerebral é mais intensa ou moderada. O que irá nortear a intensidade do estímulo é a necessidade de cada pessoa, de acordo com o tipo de doença que esteja sendo tratada.

  1. A Estimulação Elétrica Transcraniana é a aplicação de corrente elétrica contínua de baixa intensidade sobre a cabeça capaz de gerar mudanças na excitabilidade cerebral.
  2. A técnica pode aumentar ou reduzir a atividade cerebral dependendo do local e posicionamento dos eletrodos na cabeça, que por sua vez dependerá da disfunção do paciente.
  3. A Estimulação Elétrica Transcraniana tem sido útil no tratamento de pacientes com AVC, Traumatismo Craniano, Lesão Medular, Paralisia Cerebral, dentre outras doenças e distúrbios.

Indicação para tratamento

  • Acidente Vascular Encefálico (AVC)
  • Lesão Medular
  • Traumatismo craneano encefálico (TCE)
  • Doença de Parkinson
  • Dor Neuropática
  • Paralisia Cerebral
  • Autismo
  • Ataxia
  • Atetose
  • Hipotonia

BENEFÍCIOS

Essa tecnologia acelera o tratamento de lesões, distúrbios e doenças, além de ser um método seguro, sem aplicação de anestesia e não invasivo. O tratamento é definido de maneira individual, e não há necessidade de interrompê-lo com medicamentos.

A melhoria evidente em quadros de doenças e distúrbios neurológicos diversos como AVC, Lesão Medular, Paralisia Cerebral, Traumatismo Craniano, dentre outros, contribui para a qualidade de vida das pessoas.

Pacientes que não toleram mais os efeitos de remédios podem ser candidatos à Estimulação Elétrica Transcraniana.

Neuroestimulação em Juiz de Fora

Já é possível realizar a Estimulação Elétrica Transcraniana em Juiz de Fora, em nossa Clínica de Neurocirurgia e Medicina da Dor. As sessões duram poucos minutos e você poderá realizar as suas atividades normais após o procedimento.

Ligue para nossa clínica: (32) 3218-6797 | 3215-8551

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *