Neurocirurgia funcional: alternativa no tratamento da dor crônica

Neurocirurgia funcional

Veja como a neurocirurgia funcional atua no restabelecimento de funções motoras, aprendizado e no tratamento da dor crônica.

A dor é um sinal vital que nos avisa de que algo no organismo não está bem, nos dando condição de procurar por ajuda profissional. Caracterizada por uma experiência sensitiva e emocional desagradável, quando se torna dor crônica, compromete a qualidade de vida do indivíduo.

Consequentemente, ocorrem interferências no campo social e laborativo, muitas vezes de forma irreversível, pela perda de relacionamentos e empregos. Dentre as doenças que mais são incapacitantes nos aspectos da dor, encontram-se as reumatológicas, neuropáticas e de coluna. Um dos exemplos mais comentados atualmente é o da síndrome dolorosa conhecida como Fibromialgia.

dor crônica

A base de tratamento da dor crônica é uma atuação multiprofissional, envolvendo medicamentos e terapias físicas e mentais. Porém, nem sempre estas abordagens surtem o efeito desejado ou duradouro. Nesses casos, a neurocirurgia funcional pode ser uma alternativa capaz de conter ou até cessar o quadro de dor, contribuindo para o resgate da qualidade de vida do paciente.

Diferenças no atendimento de um neurologista e um neurocirurgião

Aqui é importante diferenciar a atuação entre neurologia e neurocirurgia. Apesar de ambas as especialidade estarem ligadas ao tratamento das doenças do sistema nervoso central, o profissional da neurologia atua na condução clínica do paciente, enquanto que o neurocirurgião tem seu foco de tratamento nos procedimentos operatórios.

Os profissionais podem atuar de forma conjunta no tratamento de um mesmo paciente, antes e/ou depois do procedimento cirúrgico.

atendimento neurocirurgião

O que é neurocirurgia funcional?

A neurocirurgia funcional é o procedimento com o objetivo de reintegração das funções do paciente para a sua inserção nas atividades sociais e laborativas, da melhor forma possível. Desta forma, ela atua devolvendo a capacidade de locomoção, movimento e diversos outros aspectos da funcionalidade do indivíduo.

neurocirurgia

Quais são as cirurgias para o tratamento da dor

A Clínica de Neurocirurgia e Medicina da Dor Marcelo Quesado oferece em Juiz de Fora neurocirurgia funcional em regime de hospital-dia. Ou seja, procedimentos minimamente invasivos que não precisam de internação hospitalar e o paciente recebe alta no mesmo dia. Veja alguns do procedimentos neurocirúrgicos:

Intervenções em estruturas nervosas que transmitem a dor

Técnicas neuromoduladoras minimamente invasivas

Resultados

resultado pós operatório

Os resultados variam de acordo com a doença e perfil de cada paciente com dor neuropática. Os procedimentos cirúrgicos apresentam benefícios médios na ordem de 25 a 75% no quadro de dor, que podem ser melhorados com a continuidade dos demais tratamentos complementares.

É importante destacar que as técnicas cirúrgicas deverão ser realizadas apenas após a ineficiência comprovada das demais terapias, seguindo os protocolos de indicação, com avaliação de custo-benefício para cada caso.

👨‍⚕Espero poder te ajudar a conquistar qualidade de vida

(32) 3218-6797 | 3215-8551Endereço:
Av. Itamar Franco, 4001 – Salas 616 e 617
Cascatinha – Juiz de Fora/MG – 36033-318

2 Comentários

  1. JOSE CARLOS ZAGHETTO disse:

    Tenho lesão raiz ciático e há 03 anos faço fisioterapia porém não vejo melhoras.

    Qual o custo médio desta cirurgia?

    • Kaio disse:

      Oi José, como vai? Para informações sobre valores, consultas e procedimentos, peço que entre em contato com nossa central de atendimento: bit.ly/WhatsappMarceloQuesado

      Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *