Neuroestimulação em casos de AVC, Lesão Medular e Paralisia Cerebral

AVC, Lesão Medular e Paralisia Cerebral

Veja como a neuroestimulação, como a Estimulação Elétrica Transcraniana oferecida aqui na clínica, atua em casos de recuperação pós-AVC, Lesão Medular e Paralisia Cerebral.

O estudo da neuromodulação consiste em um amplo conhecimento de práticas que visam a restauração do equilíbrio neuronal e a redução dos sintomas provocados por alterações neurológicas. 

Os recursos neuromoduladores são considerados como promissores, pelo grande potencial como arsenal diagnóstico e terapêutico na prática clínica diária.

Diversas técnicas medicinais têm se destinado a alterar padrões neuronais relacionados a quadros patológicos. Além do emprego terapêutico dessas técnicas, o aprimoramento cognitivo tem ganhado espaço no campo de pesquisa. 

Tais técnicas de neuroestimulação baseiam-se na neuromodulação da atividade cerebral e, dentre elas, a Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua.

Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Contínua

Estimulação Elétrica Transcraniana no tratamento pós-AVC

A reabilitação de pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) irá depender de fatores como a área atingida e o tamanho da lesão. As sequelas decorrentes desse quadro clínico variam e por isso exigem tratamentos específicos para cada caso.

A neuromodulação com Estimulação Elétrica Transcraniana é uma das técnicas que vem sendo utilizada na estimulação cerebral de casos pós-AVC, para a melhora da espasticidade, aprendizado das habilidades motoras e cognitivas.

Estimulação Elétrica Transcraniana no tratamento pós-AVC

Estimulação e alívio da dor após Lesão Medular

Muitas vezes a lesão medular está relacionada com os danos à coluna vertebral que resultam de traumas físicos, como por exemplo, lesões ou quedas esportivas, acidentes de carro, acidentes de trabalho ou tiro. Mas também pode ocorrer por conta de fluxo sanguíneo insuficiente, infecções e tumores.

Essas lesões alteram a função da medula de maneira temporária ou permanente. As alterações obstruem de forma total ou parcialmente a circulação dos impulsos nervosos, resultando em perda das sensações, da função motora muscular ou da função autonômica em regiões do corpo abaixo do nível da lesão.

Geralmente o tratamento para a lesão medular envolve métodos traumáticos, como a realização de cirurgias.

No entanto, existem métodos não traumáticos para lidar com essa situação, como é o caso da estimulação transcraniana no tratamento da lesão medular.

Estimulação e alívio da dor após Lesão Medular

Terapia para casos de Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral (PC) é o mais comum distúrbio do desenvolvimento associado ao comprometimento e incapacidade permanentes da função motora. 

A condição é definida como um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura, causando limitação de atividades que são atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorrem no cérebro fetal ou infantil em desenvolvimento.

Terapia para casos de Paralisia Cerebral

Pesquisas têm demonstrado que a estimulação transcraniana por corrente contínua é uma técnica segura em seres humanos, onde o córtex cerebral é estimulado através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, de forma não invasiva e não dolorosa.

Entre os benefícios esperados para essa população estão a melhora nas variáveis da marcha e do equilíbrio, no grau de espasticidade e na funcionalidade desses pacientes.

Outras indicações para tratamento com Estimulação Elétrica Transcraniana

  • Traumatismo craneano encefálico (TCE)
  • Doença de Parkinson
  • Dor Neuropática
  • Autismo
  • Ataxia
  • Atetose
  • Hipotonia

NEUROESTIMULAÇÃO EM JUIZ DE FORA

Já é possível realizar a Estimulação Elétrica Transcraniana em Juiz de Fora, em nossa Clínica de Neurocirurgia e Medicina da Dor. As sessões duram poucos minutos e você poderá realizar as suas atividades normais após o procedimento.

Ligue para nossa clínica: (32) 3218-6797 | 3215-8551
Ou mande sua pergunta aqui no blog.

*As informações contidas neste site não devem ser usadas no lugar de consultas médicas. Sempre converse com o seu médico para obter diagnósticos e informações de tratamento.

Sites de referência sobre a área médica, saúde e suas soluções tecnológicas:

Medtronic
Internetional Essential Tremor Foundation
Efeitos da estimulação elétrica transcraniana na motricidade de crianças com paralisia cerebral: uma Revisão Sistemática. – Bento, Mayara Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *