O que posso fazer para me proteger e impedir a propagação do COVID-19?

O que posso fazer para me proteger e impedir a propagação do COVID-19?

Medidas de proteção para todas as pessoas 

Mantenha-se atualizado com as informações mais recentes sobre o surto de COVID-19, que podem ser acessadas no site da OMS e através das autoridades relevantes de saúde pública nos níveis nacional e local.

Casos foram relatados em muitos países do mundo e ocorreram surtos em vários deles. As autoridades chinesas e outras conseguiram retardar ou interromper o progresso do surto, mas a situação é imprevisível e as últimas notícias precisam ser verificadas regularmente.

Existem várias precauções que podem ser tomadas para reduzir a chance de obter ou espalhar o COVID-19:

Lave bem as mãos e com freqüência usando um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.

Porquê: Lavar as mãos com água e sabão ou usar um desinfetante à base de álcool mata vírus que podem estar nas suas mãos.

Lave bem as mãos e com freqüência usando um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.
  • Mantenha uma distância mínima de 1 metro (3 pés) entre você e qualquer pessoa que tosse ou espirra.

Porquê: Quando alguém tosse ou espirra, gotas de fluido que podem conter o vírus são liberadas pelo nariz ou pela boca. Se você estiver muito perto, pode respirar as gotículas e com elas o vírus COVID-19, se a pessoa que está tossindo tiver a doença.

  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca

Porquê: As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e causar doenças.

  • Você e as pessoas ao seu redor devem manter uma boa higiene das vias aéreas. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. O lenço usado deve ser descartado imediatamente.

Porquê: Os vírus se espalham através de gotículas. Ao manter uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.

  • Fique em casa se não estiver se sentindo bem. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções das autoridades de saúde locais.

Porquê: As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a impedir a propagação de vírus e outras infecções.

  • Mantenha-se informado sobre as últimas notícias sobre o COVID-19. Siga as orientações do seu médico, autoridades sanitárias nacionais e locais relevantes ou seu empregador sobre como proteger a si e a outras pessoas do COVID-19.

Porquê: As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre se o COVID-19 está se espalhando em sua área. Eles são os interlocutores mais adequados para dar conselhos sobre o que as pessoas na sua área devem fazer para se proteger.

  • Confira as últimas notícias sobre as áreas mais perigosas (ou seja, as cidades e lugares onde a doença está se espalhando mais amplamente). Se possível, evite mudar para essas áreas, especialmente se você é idoso ou tem diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares.

Porquê: Essas precauções devem ser tomadas nessas áreas, porque a probabilidade de contrair COVID-19 é maior.

Medidas de proteção para pessoas que estão em áreas onde o COVID-19 está se espalhando ou que as visitaram recentemente (nos últimos 14 dias)

Medidas de proteção para pessoas que estão em áreas onde o COVID-19 está se espalhando ou que as visitaram recentemente (nos últimos 14 dias)

• Siga as diretrizes descritas acima (medidas de proteção para todas as pessoas)

•  Fique em casa se começar a se sentir mal, mesmo que envolva sintomas leves como dor de cabeça, febre leve (37,3 o C ou superior) e coriza leve, até se recuperar. Se você precisar sair de casa ou fazer uma visita (por exemplo, para obter comida), coloque uma máscara para evitar infectar outras pessoas.

Porquê: Evitar o contato com outras pessoas e as visitas aos centros médicos permitirá que os centros funcionem de maneira mais eficaz e ajudem a proteger você e outras pessoas contra possíveis infecções pelo vírus COVID-19 ou outras pessoas.

• Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure orientação médica rapidamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe o seu médico sobre quaisquer viagens que você fez recentemente ou qualquer contato que tenha tido com viajantes.

Porquê: Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a impedir a propagação de vírus e outras infecções.

Existe algo que eu não devo fazer se eu sentir os sintomas?

As seguintes medidas NÃO são eficazes contra o COVID-2019 e podem ser prejudiciais:

  • Fumar
  • Use várias máscaras
  • Tomar antibióticos

De qualquer forma, se você estiver com febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico o mais rápido possível para reduzir o risco de desenvolver uma infecção mais grave e informe o seu médico sobre suas viagens recentes.

Links para mais informações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *