Fibromialgia: entenda o que é e os tratamentos oferecidos

Foi diagnosticada com fibromialgia e busca alívio para a dor crônica? Entenda o que é essa síndrome e seus tratamentos neste artigo.

fibromialgia

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome que não possui causas conhecidas. Essa condição pode ocasionar dores fortes por todo o corpo durante determinado tempo, ou sensibilidade nas articulações, músculos e tendões.

Além da dor, o paciente pode apresentar distúrbios no sono, fadiga, dores de cabeça, depressão e ansiedade. As vítimas mais comuns são as mulheres com faixa etária entre 35 a 55 anos. Os especialistas ainda não conseguem explicar, mas há uma relação de 7 a 9 mulheres para 1 homem apresentando a doença.

Causas da fibromialgia

Não se pode ainda definir as causas exatas da fibromialgia. Sabe-se que é uma doença relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor. Porém, vários fatores estão frequentemente associados a esta síndrome:

  • Fator genético: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode indicar a existência de algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome.
  • Infecções por vírus: uma das possíveis causas pode ser a evolução de doenças autoimunes após uma contaminação.
  • Trauma físico ou emocional: a fibromialgia às vezes pode ser desencadeada por um trauma físico. O estresse psicológico também pode desencadear a condição.
  • Sensibilização central: pessoas com fibromialgia possuem menos substâncias que inibem a dor e mais moléculas encarregadas de amplificá-las.
  • Distúrbio do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão.

Locais onde ocorrem as dores no corpo

Em cada lado do corpo existem 9 pontos onde as dores podem se apresentar individualmente ou nos 18 pontos espalhados em ambos os lados:

pontos de dor da fibromialgia
  1. região subocciptal (atrás da cabeça);
  2. músculo trapézio (em cima do ombro e nas costas);
  3. região supraespinhal;
  4. altura das vértebras cervicais;
  5. articulação condrocostal, onde a segunda costela se insere no osso esterno;
  6. joelho, especialmente na parte de trás do joelho;
  7. trocanter, área onde o fêmur se encaixa na bacia;
  8. região glútea;
  9. lado do cotovelo.

Diagnóstico da Fibromialgia

Procure um médico, pois o diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente, por meio do histórico de dores e exames físico (não existe exame laboratorial que identifique a doença).

Primeiramente, o médico realiza uma série de exames que descartam outras patologias neurológicas que induzem à dor e ao cansaço. Em seguida, as estruturas musculares, ósseas e articulações também são analisadas. 

Por fim, os 18 pontos dolorosos já mencionados são apalpados para fechar o diagnóstico. Alguns autores defendem que, havendo de nove a 11 pontos dolorosos, a doença está caracterizada.

Tratamento para fibromialgia em Juiz de Fora

Muitas pessoas que vivem com fibromialgia se questionam se há tratamento para esse problema. A resposta é sim, é possível tratar a fibromialgia! 

O tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares. No entanto, têm-se mostrado eficaz para o controle da doença:

  • Uso de analgésicos e antiinflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
  • Atividade física regular ajuda contra as dores da fibromialgia;
  • Acompanhamento psicológico e emocional;
  • Massagens e acupuntura.

Nossa clínica está localizada no Centro Médico Monte Sinai e temos a estrutura ideal para tratamentos de dores neuropáticas com técnicas minimamente invasiva. Ou seja, sem internação do paciente. Veja o que pode ser feito para aliviar as consequências da Fibromialgia, principalmente para pacientes que rejeitam a medicação e desejam qualidade de vida:

Tratamento de fibromialgia com Canabinóides

Quem sofre de fibromialgia sabe que, em alguns dias, tarefas simples como lavar roupa ou fazer o café da manhã podem ser exaustivas, se não totalmente impossíveis.

Por ocasião, alguns estudos e evidências sugerem que a cannabis e/ou seus extratos podem ajudar com os sintomas, incluindo a dor.

Médicos e pacientes no Brasil e no mundo já têm incorporado a cannabis ao tratamento da fibromialgia e os resultados são animadores. Os pacientes relatam uma melhora significativa na qualidade de vida. Eles comentam que há redução na frequência e intensidade das dores sentidas, melhoras do sono e da fadiga.

Radiofrequência pulsada no tratamento das dores da fibromialgia

Quando a estrutura responsável por gerar dor no paciente foi bem identificada a partir dos bloqueios diagnósticos e terapêuticos, a radiofreqüência pode ser utilizada. Este aparelho leva a lesão de ramos nervosos responsáveis pela dor, preservando a parte do nervo que é responsável pela sensibilidade e pela força.

Terapia com Estimulação Elétrica Transcraniana para pessoas com Fibromialgia

A estimulação elétrica transcraniana tem sido o caminho adotado por profissionais e pacientes na busca por uma vida mais plena, feliz e saudável.

O estudo da neuromodulação consiste em um amplo conhecimento de práticas que visam a restauração do equilíbrio neuronal e a redução dos sintomas provocados por doenças com alterações neurológicas. Os recursos neuromoduladores são considerados como promissores, pelo grande potencial como arsenal diagnóstico e terapêutico na prática clínica diária.

Essa tecnologia acelera o tratamento de lesões, distúrbios e doenças, além de ser um método seguro, sem aplicação de anestesia e não invasivo. O tratamento é definido de maneira individual, e não há necessidade de interrompê-lo com medicamentos.

Gostou de nosso conteúdo? Continue nos acompanhando no Facebook e Instagram.

E lembre-se: É possível tratar a fibromialgia! 😉 Agende uma consulta: 📞 (32) 3218-6797 |📞 3215-8551

Av. Itamar Franco, 4001 – Salas 616 e 617
Cascatinha – Juiz de Fora/MG – 36033-318