O envelhecimento, o desgaste ou deslocamento do disco intervertebral – uma espécie de sistema que absorve o impacto da movimentação do corpo e que impede o atrito entre as vértebras – são os principais fatores que caracterizam os problemas de hérnia de disco.
A formação da hérnia de disco provoca um processo inflamatório agudo, que geralmente causa dor no nervo ciático, iniciado na região da coluna lombar, passando pelas nádegas até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas.
O QUE PODE CAUSAR HÉRNIA DE DISCO?
Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo. Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral e favorecer o aparecimento de hérnias discais.
Os tipos de hérnias de disco mais comuns são as nas colunas lombar e cervical, devido à maior amplitude de movimentos desses dois segmentos.
HÉRNIA DE DISCO CERVICAL
Pessoas com hérnia de disco cervical costumam apresentar dores nos braços, pescoço, ombros e a parte superior das costas. A dor ocorre quando há compressão do nervo, que fica mais sensível aos estímulos dolorosos.
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
A hérnia de disco lombar é provocada também pela compressão e inflamação de nervos e afeta a região mais baixa das costas, podendo ainda causar dores nas nádegas e nas pernas.
A hérnia de disco pode afetar pessoas dos 30 aos 60 anos de idade, sendo a predisposição genética a principal causa do problema, como dito acima. No entanto, fatores ambientais também podem aumentar as chances de um indivíduo sofrer com a condição.
Sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias.
A DOR É INEVITÁVEL?
A hérnia de disco pode ser assintomática ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante.
Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são:
- Parestesia (formigamento) com ou sem dor;
- Dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.
A realização correta do tratamento resulta em melhora completa do problema na grande maioria dos casos. Apenas uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar dores após a terapia e o acompanhamento médico.
E QUAIS OS TRATAMENTOS?
As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios. Isso se a pessoa fizer um pouco de repouso e sessões de fisioterapia e acupuntura. Em geral, a grande maioria dos portadores dessas hérnias estão aptos para reassumir suas atividades rotineiras em pouco tempo.
Já o problema na coluna cervical, é preciso considerar a gravidade dos sintomas e o déficit motor. A opção pela cirurgia só é indicada quando o paciente não responde ao tratamento clínico e nos casos de compressão do nervo, pois corrigido esse defeito mecânico a dor desaparece completamente.
BOAS DICAS PARA FUGIR DA HÉRNIA DE DISCO
Desenvolver hábitos saudáveis de vida são medidas importantes para prevenir as doenças da coluna:
- Evite todos os excessos que facilitam a instalação das hérnias de disco: excesso de peso, de bebidas alcoólicas, de exercícios físicos, de cigarro;
- Procure manter a postura correta quando sentado ou em pé;
- Não se esqueça de que vida sedentária é responsável não só pela formação de hérnias de disco, mas por muitos outros problemas de saúde;
- Informe-se sobre o tipo de atividade física indicada para sua faixa de idade;
- Suspenda os exercícios se os sintomas voltarem e procure assistência médica imediatamente;
- Siga as recomendações médicas depois da cirurgia para evitar que uma nova hérnia se forme naquele local.
Se você sofre com dores crônicas e problemas na coluna, procure nossa clínica para fazermos uma avaliação do seu estado. Ligue para (32) 3218-6797 ou envie um e-mail no endereço contato@marceloquesado.com.br
Será um prazer te atender!