PRIMEIRA DE MINAS EM NEUROESTIMULAÇÃO PERIFÉRICA NO TRATAMENTO DE NEURALGIA PÓS-HERPÉTICA

 

Apenas alguns especialistas do Brasil tratam esse tipo específico de dor crônica com neuroestimulação periférica, sem internação.

Iniciamos em regime de hospital-dia o procedimento de estimulação elétrica em nervos periféricos no tratamento da neuralgia pós-herpética. Pela primeira vez em Minas Gerais, esse método menos invasivo que a estimulação medular, e sem internação em nenhuma de suas fases, é usado para essa doença específica.

A dor crônica caracteriza-se pela sua persistência durante meses e até anos, causando extremo prejuízo físico, psicológico e social ao paciente. Sua abordagem é interdisciplinar e complexa, pois o diagnóstico é feito por uma equipe de especialistas e o tratamento exige diferentes recursos terapêuticos. 

A neuralgia pós-herpética é uma complicação que pode ocorrer após determinada contaminação viral, que afeta os nervos e a pele. É caracterizada dor crônica quando apresenta por mais de 3 meses uma sensação constante de queimação no corpo, mesmo depois das lesões causadas pelo vírus terem desaparecido.

A implantação de neuroestimulação na região periférica é um recursos específico, dentro de um conjunto de tratamentos para pacientes, com resultados promissores em algumas síndromes neuropáticas que podem causar a dor crônica. A prática deste método, que não requer internação, no tratamento da neuralgia pós-herpética é resultado de um avanço que poucos neurocirurgiões em grandes centros do país praticam. Por sua vez, isso posiciona Juiz de Fora entre as cidades referência em Neurocirurgia e Medicina da Dor do Brasil.

equipe marcelo quesado neuroestimulação periférica

O paciente passou pelo procedimento dentro de nossa clínica, com o conforto e segurança de um ambiente ambulatorial bem equipado. A cirurgia foi um sucesso e, no mesmo dia, ele pode sair andando e se sentindo bem, sem precisar ficar internado. 

O objetivo é proporcionar alívio a longo prazo, melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente e reduzir a incapacidade relacionada com a dor e a forte necessidade de medicação.

paciente neuroestimulação periférica

O sistema do implante conta com tecnologia de ajuste para fornecer a estimulação adequada na localização exata. Mas é importante lembramos que a neuroestimulação constitui uma alternativa no tratamento da dor em casos específicos e quando há resistência ao tratamento clínico e medicamentoso.

Somos uma clínica especialista em neurocirurgia com foco na intervenção e tratamento da dor, trabalhamos com diversos procedimentos, entre eles:

  • Neuroendoscopia
  • Neuromodulação
  • Procedimentos minimamente invasivos
  • Estimulação Magnética Transcraniana

👨‍⚕Espero poder ajudar o seu tratamento. Qualquer outra informação é só ligar para (32) 3218-6797 | 3215-8551