“Se seu caso não responde à medicação ou sofre de alguns efeitos colaterais intoleráveis, o tratamento da Fibromialgia com bomba de infusão (um sistema de liberação ou administração do medicamento) pode ser recomendado pelo seu médico. Saiba mais:”
Fibromialgia é uma síndrome comum, se manifesta com dores por longos períodos no corpo todo, principalmente na musculatura, articulações e tendões.
Além da dor, o paciente pode apresentar distúrbios no sono, fadiga, dores de cabeça, depressão, ansiedade e alterações intestinais.

As vítimas mais comuns são as mulheres com faixa etária entre 35 a 55 anos. Os especialistas ainda não conseguem explicar, mas há uma relação de 7 a 9 mulheres para 1 homem apresentando a doença.
TRATAMENTO PARA FIBROMIALGIA
Muitas pessoas que vivem com fibromialgia se questionam se há tratamento para esse problema. A resposta é sim, é possível tratar a fibromialgia!
O tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares. No entanto, têm-se mostrado eficaz para o controle da doença:
- Uso de analgésicos e antiinflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
- Atividade física regular ajuda contra as dores da fibromialgia;
- Acompanhamento psicológico e emocional;
- Massagens e acupuntura.
Diversas pesquisas e estudos de grupo com pacientes fibromiálgicos revelam que o tripé: medicamento, condicionamento físico e apoio psicológico consiste no melhor tratamento para fibromialgia e controle da doença.
TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA COM BOMBA DE INFUSÃO
Em casos selecionados, onde as terapias convencionais não surtem efeitos esperados, podemos lançar mão da Bomba de Infusão, que é um aparelho computadorizado onde colocamos micro-doses de medicamentos, pela veia, com o intuito de modular e minimizar o sofrimento.

Este tratamento apresenta os seguintes benefícios:
- Procedimento realizado em ambulatório, sob sedação e sem intervenção cirúrgica;
- As doses necessárias para o controle da dor são muito menores daquelas usadas pela via oral ou endovenosa, em razão da medicação agir diretamente ao redor da medula, local que transmite os estímulos de dor;
- Como a morfina não passa pelos demais órgãos do corpo, os efeitos colaterais são mínimos. Não ocorrem tonturas, vertigens, sonolências, náuseas, mal-estar, dificuldades de raciocínio, entre outros efeitos comuns com o uso da medicação via oral ou endovenosa;
- O efeito para controle da dor é muito mais eficaz com a bomba de infusão intratecal, mesmo sendo utilizadas doses centenas de vezes menores;
- Dores que antes eram intratáveis, podem ser controladas com o uso da bomba de infusão.
EFEITOS DOS MEDICAMENTOS ORAIS
Estudos também têm relatado que os sistemas de administração de medicamentos ajudam a aliviar a dor em muitos pacientes que não conseguiram superar com outros métodos.
COMO FUNCIONA A ADMINISTRAÇÃO DIRIGIDA DE FÁRMACOS?
Os sistemas de administração específica de fármacos aplicam tais drogas em torno da medula espinhal, em uma área chamada espaço intratecal.
O sistema inclui uma bomba de fármaco que está ligada através de um cateter fino, flexível. Tanto a bomba quanto o cateter devem ser completamente implantados sob a pele.

Uma vez que a bomba libera os medicamentos nos receptores da dor diretamente próximos da coluna vertebral, ao invés de viajar através do sistema circulatório, podem aliviar a dor com uma pequena fração em comparação com doses de medicamentos orais.
COMO A DROGA É LIBERADA ATRAVÉS DE UMA BOMBA DE ANALGESIA?
Em geral, o sistema de administração dirigida de fármacos utiliza diversos componentes:
- Bomba de medicamentos programável – Dispositivo alimentado por bateria que armazena e distribui medicamentos de acordo com as instruções programadas do seu médico;
- Um cateter intratecal – Tubo fino e flexível que liga a bomba e ajuda a liberação de fármacos para a área dos fluxos de fluido em torno da medula espinhal;
- Programador para uso médico – Dispositivo no consultório, que permite que o seu médico avalie seu tratamento de acordo com as suas necessidades;
- Administrador pessoal de tratamento – Um dispositivo portátil opcional que dá ao paciente mais controle sobre sua dor, o que lhe permite administrar uma dose extra de medicação para a dor, conforme necessário e de acordo com os limites estabelecidos pelo médico.
Muitas vezes, a bomba é implantada sob a pele do abdômen. O seu médico irá perguntar se este local é confortável e se não interfere com os seus movimentos.

Durante a cirurgia, o médico irá encher a bomba com a medicação apropriada. A bomba vai fornecer o medicamento através do cateter para a área da coluna, onde estão os receptores de dor. Você vai voltar ao consultório do médico para obter mais remédio quando você precisar dele.
Você pode tentar usar o sistema de administração de fármacos durante um pré-teste antes de decidir se é a melhor opção a longo prazo para você.
Expectativas realistas são a chave para a satisfação dos pacientes em qualquer tratamento contra a dor. A liberação de medicamentos pode não eliminar a fonte direta de dor ou curar qualquer doença subjacente, mas pode ajudá-lo a gerenciar melhor a dor.