Clínica Marcelo Quesado

Home FAQ

FAQ

Consulta

Quantificar uma dor não é uma tarefa fácil, até mesmo porque ela é subjetiva, ou seja, varia de pessoa para pessoa. Quando for se apresentar à consulta, procure detalhar ao médico como exatamente é essa dor. Faça uma lista antes da consulta e anote alguns pontos que julga ser necessário. Algumas informações podem ajudar o médico a fazer um diagnóstico mais preciso, tais como:

  • Localização: Qual local ou quais locais do corpo a dor ocorre

  • Qualidade da dor: Tais como, se é uma espécie de queimação, profunda ou superficial, penetrante ou lancinante, se é constante ou espasmódica e assim por diante.

  • Quantidade de dor: O quão forte é a dor, por exemplo, se é leve, tolerável, moderada, grave ou incapacitante.

  • Gravidade: O quanto essa dor tem prejudicado a qualidade de vida

  • Duração: Por quanto tempo vem sentindo a dor, ou por quanto tempo a dor aparece

  • Ocasião: Quando no dia a dor se intensifica e qual a posição física em que se encontra (em pé, sentado, deitado).

  • Fatores exacerbantes e atenuantes: O que piora ou alivia a dor

  • Histórico médico: Se realizou algum procedimento nos últimos anos, se teve alguma doença ou se já houve tratamento anteriormente para a dor.

  • Escala de Dor: Qual nota você dá para a sua dor de 0 a 10. Sendo nota 0 para nenhuma dor e nota 10 para a pior dor possível.

Sempre, um retorno poderá ser requisitado para mostrar exames complementares e redefinir as estratégias de tratamento. Lembrando que segundo a Resolução nº 1.958/2010 do CFM e o Projeto de Lei 8231/17, o paciente tem direito de retorno à consulta e procedimento sem custo adicional. O prazo para retorno definido é de 30 dias corridos após a consulta realizada.

Procedimento

Infelizmente não. Os procedimentos só podem ser realizados mediante à uma avaliação médica presencial (consulta), pois somente dessa forma o médico pode avaliar o quadro clínico do paciente e determinar as estratégias da cirurgia, caso realmente seja necessário. Mesmo que o paciente tenha indicação de um outro profissional, essa avaliação em consulta se torna necessária, até mesmo para dar validade às informações mediante à uma outra opinião médica.

“O nosso corpo é nossa casa.” Apesar de parecer lugar comum, essa frase nos diz muito sobre conhecer o nosso próprio corpo e, no que tange às enfermidades, isso se torna ainda mais importante. O neurocirurgião é o especialista que trata das patologias que atingem o cérebro, coluna e sistema nervoso, quando essas possuem indicação de intervenção cirúrgica. Em muitos casos os pacientes são encaminhados por especialistas de outra área, como o ortopedista ou o neurologista clínico, mas você pode e deve agendar diretamente uma consulta caso sinta necessidade.

Apesar de ambas as especialidades tratarem patologias que atingem o cérebro, coluna e sistema nervoso, o neurologista, na maioria dos casos, trata aquelas doenças que não exigem conduta cirúrgica, enquanto o neurocirurgião foca sua atuação em casos que necessitam de intervenções cirúrgicas.

Sintomas de dor ou alteração física devem ser observados e que podem ser indicativos de que algo não está como deveria. Atente-se para dores localizadas, rigidez, trepidação ou estalos nas articulações, presença de calor ou forma, assim como lesões e traumas ocorridos. Lembrando que em casos de emergência deve-se procurar o pronto atendimento mais próximo. 

Regime de Hospital Dia é modalidade de atendimento médico em que o paciente pode se submeter a um procedimento cirúrgico e ter alta em até no máximo 12 horas (Portaria nº 44/GM/2001). Em termos práticos, pode-se realizar uma cirurgia de pequeno porte sem a necessidade de internação em um hospital, proporcionando maior conforto ao paciente e acompanhantes.

Aqui na Clínica Marcelo Quesado, nós oferecemos estrutura de hospital dia com capacidade de realizar cirurgias menos invasivas que permitem a alta no mesmo dia, ao mesmo tempo que oferece toda a segurança de um hospital completo. Nosso Centro Cirúrgico conta com equipamentos modernos para a performance do procedimento e para o monitoramento completo do paciente com segurança e praticidade.

Estudos científicos e o uso de extratos da Cannabis, tais como o canabidiol (CBD) tem se mostrado muito eficazes nos tratamentos de doenças neuropáticas e de dores crônicas.

Em 2015, no Brasil, a Anvisa retirou o CBD do rol das substâncias proibidas e passou a permitir a sua importação mediante prescrição médica. Já em 2020 o órgão regulamentou a fabricação e a venda de produtos para uso medicinal. Isso significa que hoje pode-se comprar o fitofármaco legalmente nas farmácias mediante a uma prescrição médica.

Segundo estudos, as dores crônicas atingem de 40 a 76% dos brasileiros. É considerado uma Dor Crônica se ela tem duração que perdura por mais de 3 meses, e pode afetar qualquer parte do corpo. As causas são variadas, e podem provocar ou intensificar problemas psicológicos, sono, lazer e qualidade de vida do indivíduo. Portanto, é importante atentar-se para o quanto tempo que sente a dor, e se ela de alguma forma tem prejudicado ou até mesmo incapacitado o trabalho ou tarefas diárias. 

Cirurgia minimamente invasiva, como o próprio nome já diz, são cirurgias que tem como objetivo reduzir ao máximo o dano causado ao corpo através de cortes percutâneos e manipulação interna. São utilizados equipamentos cirúrgicos modernos que permitem realizar cortes menores do que os que seriam feitos em um procedimento convencional. Dentre os benefícios de uma cirurgia minimamente invasiva, citam-se: recuperação mais rápida do paciente, menor taxa de complicações, menor dor pós-operatória, cicatriz reduzida e retorno às atividades habituais em um prazo menor.

Clínica

Atualmente com uma sede, a Clínica Marcelo Quesado encontra-se somente na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Estamos localizados dentro do Centro Médico Monte Sinai, no 6º andar, salas 616 e 617 Prédio Leste. A edificação é próxima à entrada sul da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e é ligada fisicamente ao Hospital Monte Sinai através de uma passarela suspensa sobre a via.

O endereço completo é: Avenida Presidente Itamar Franco, 4001, Salas 616 e 617 – Prédio Leste – Bairro Cascatinha, Juiz de Fora – MG – CEP 3633-318

Sim. O Centro Médico Monte Sinai possui um estacionamento 24h rotativo para clientes. O estacionamento é coberto, vagas individuais para automóveis e motos, e possui totens de pagamento que aceitam cartão de crédito, débito e dinheiro em espécie. Há também um serviço de lava jato com inclusive calibrador de pneus, cujo horário de funcionamento é horário comercial. 

Com certeza. Em frente ao Centro Médico há dois pontos de ônibus urbano, um em cada sentido da via. Dentro do próprio Centro Médico há local para carga e descarga de passageiros, e em frente ao hospital há um ponto de taxi. Caso se viaje por vias aéreas, além de contar com um aeroporto dentro da cidade, Juiz de Fora está a 40 minutos do Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, e a cerca de duas horas do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Apesar de ser uma cidade de porte médio, Juiz de Fora é conhecida pela qualidade dos serviços que oferece. A culinária regional e internacional se faz presente em seus restaurantes, bares e lanchonetes, e a cidade tem sido reconhecida nos últimos anos pelo crescimento no mercado de cervejas artesanais. Além disso, há o Shopping Independência, localizado apenas 12 minutos (de caminhada), do Centro Médico, que conta com uma variedade de lojas, serviços e uma praça de alimentação completa.

Oferta variada oferta de hotéis e pousadas também é encontrada na cidade, contando inclusive com hotéis de padrão internacional de qualidade no atendimento. Ao lado Shopping Independência há o Trade Hotel JF, com serviços de Hospedagem, Gastronomia e Eventos.